
Seja refogada, como hambúrguer ou molho, a carne moída enriquece seu cardápio.
Planejar o cardápio da família para o dia a dia não é tarefa fácil. Uns não gostam de uma coisa e outros não podem nem ouvir falar. Isso deixa a dona de casa quase louca porque precisa economizar sem deixar de agradar todos os paladares. Além disso, apesar de um alimento ser muito gostoso, comê-lo todos os dias da mesma maneira pode acabar enjoando.
Por isso, um ingrediente indispensável para ter no seu freezer é a carne moída, pois pode ser utilizadas em uma enorme variedade de pratos que agradam a maioria das pessoas, como quibes, molhos, hambúrgueres, massas, bolinhos, entre outros.
Dentre os cortes de carne ideais para moer está o patinho porque é uma carne magra e você não vai correr o risco de ter um prato com muita gordura, mas você também pode mandar moer o coxão duro, o coxão mole ou o lagarto, pelo mesmo preço. Caso esteja procurando uma opção mais em conta, você pode pedir o uma peça de acém, que também é muito saborosa. Pedir para moer cortes mais caros é um desperdício, pois você perde a oportunidade de fazer outros pratos deliciosos. Sendo assim vamos às sugestões.
A carne moída com batata é a típica comida simples, porém indispensável na cozinha para o dia a dia, afinal tem algo mais gostoso do que comer a carne moída ensopadinha com batata acompanhada dos tradicionais arroz e feijão? Ou então você pode adicionar outros legumes que é uma ótima alternativa para montar um prato colorido e oferecer para as crianças.
Para quem está de dieta uma alternativa rápida e prática, é a carne moída com abóbora. É saudável, rende um monte e é perfeita para quem adora comer bastante, devido aos alimentos que sustentam e contam com baixas calorias.
A carne moída com milho é daquelas comidinhas de mãe, bem caseiras e saborosas. Ela pode ser servida sozinha, acompanhada de um arroz branco, mas também pode servir de recheio para tortas, rocamboles ou panquecas.
Um molho com carne moída, cebola e mais temperinhos do seu agrado, pode ser outro coringa na sua geladeira, pois pode ir ao macarrão, no sanduiche, no escondidinho (que pode ser de mandioca, mandioquinha e batata e até de abóbora) na panqueca e com polenta.
Viu como a carne moída é flexível? E ainda tem kibe, almondegas, rocambole, recheio para pastel e esfirra. Confira as receitas sugeridas e varie seu cardápio. O sucesso é garantido!
Aí vai uma receitinha para você aproveitar
Almondegas
Ingredientes:
- 1 kg de patinho moído
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Numa tábua, descasque a cebola e o alho e pique. Pique a salsinha também.
Num recipiente, coloque todos os ingredientes, menos o azeite, e misture muito bem. Faça bolinhas, com as mãos, do tamanho que desejar.
Numa panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo médio, até aquecer. Coloque algumas almôndegas e doure de todos os lados. A panela não deve ficar cheia de almôndegas para a carne não soltar água e cozinhar as almôndegas, em vez de fritá-las.
Depois de dourar, transfira as almôndegas para um prato e prepare o molho.
