Alfabetização foi a etapa do ensino mais afetada no Brasil durante a pandemia, segundo Unicef

ads

Pesquisa destaca que o acesso à educação regrediu a números de duas décadas atrás.

 

Um dos maiores desafios das aulas à distância é ensinar crianças a ler e a escrever.

Segundo o Unicef, a alfabetização foi a etapa do ensino mais afetada no Brasil.

“Ser alfabetizado envolve um trabalho quase artesanal em que o professor interage muito com a criança, acompanha o progresso de cada criança, e as crianças se alfabetizam em ritmos diferentes. Nas áreas de maior vulnerabilidade, os pais não estavam em casa, em teletrabalho, como boa parte das famílias de classe média, organizando essa criança pequena que ainda não tem autonomia para aprender, para que ela assistisse aulas na TV ou plataformas, quando os municípios tinham plataformas, ou que ela fizesse as atividades previstas. De fato, se há uma área que foi um grande desastre foi exatamente a de alfabetização”, explica Cláudia Costin, diretora do Centro de Política Educacional da FGV.

Uma pesquisa feita durante a pandemia com pais, mães e responsáveis, mostrou que metade dos alunos durante a alfabetização, ficou no mesmo estágio ou desaprendeu o que sabia. A maioria estava aprendendo a ler e a escrever,

Mariana Luz, diretora da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que atua no desenvolvimento na primeira infância, reforça que o ensino presencial é ainda mais importante nessa fase.

“O desenvolvimento infantil acontece na sua máxima potência nessa fase da vida. Nosso cérebro está fazendo um milhão de conexões por segundo. O que forma, até os 6 anos, 90% do nosso cérebro é formado. A grande maioria dos alunos não tiveram suas aulas online e, para os pequenos, eles não tem nem condição de lidar com o que está acontecendo”, explica Maria Luz.

Aos poucos, pelo país, surgem iniciativas em busca desse avanço. Em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, professores vão de casa em casa para ajudar alunos que estavam sem internet, sem apoio e correndo risco de abandonar a escola.

ads
ads

Você pode gostar

Vídeos Quentes
ads
Nas noticias
Carregar Mais
ads
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco pelo whatsapp!