Ano novo, novas estratégias para os nossos negócios

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O ano de 2022 começou e já é tempo de começar a especular como será as tendências de consumo e aquisição para os próximos tempos a fim de entender como serão as estratégias do mercado. Isso para que nós, que estamos à frente do empresariado, possamos captar melhor as necessidades atuais e promover a melhor disposição de produtos e serviços.

Ainda em 2021, acompanhamos uma recuperação positiva nos setores de luxo e moda, mostrando uma demanda bem maior em relação ao ano de 2020, por exemplo. Mas como saber se essa recorrência irá se manter no novo ano que se inicia?

Já sabendo que os consumidores mudaram seus estilos de vida e ressignificaram muitos valores, é hora de reavaliar o que realmente se torna relevante daqui pra frente, mesmo com toda a incerteza que estamos vivendo.

Segundo uma pesquisa divulgada em novembro de 2021 pela Euromonitor International, o crescimento do consumo dos bens de luxo, incluindo hospedagem em hotéis, foi de 20% e vestuário e calçado foi de 10% em comparação à desaceleração de consumo em 2020. Porém, essa continuação sofrerá algumas mudanças já que o destaque se mantém com foco nos segmentos de bem-estar, experiências e sustentabilidade.

A pandemia acelerou o homeoffice e encorajou as pessoas a se mudarem das cidades grandes, trazendo a segurança e o conforto da transformação digital como regra e um novo estilo de vida. Com isso, novos modelos de negócio se tornaram obrigatórios reforçando essa repaginada no modelo de consumo atual e para 2022.

Algumas estratégias obrigatórias também são apresentadas nesse material, como a presença Omnichannel, já que os consumidores querem uma experiência perfeita e agilidade em todos os pontos de contato, novas formas de vender, uma vez que o modelo de varejo atual está defasado, investimento em novas tecnologias, promovendo um melhor custo x benefício e, claro, colocar o cliente em primeiro lugar, em um momento que ele espera cada vez mais personalização, individualidade e abordagem centrada única e exclusivamente nele.

Ainda segundo o relatório divulgado, 10 novas principais tecnologias devem impactar a moda e o luxo nos próximos 5 anos. São elas: Big Data e Analytcs, Realidade Virtual, IOT (Internet Of Things – Internet para “coisas”), Internet 5G, QR Codes, Dados Geoespaciais, Armazenamento de Dados na Nuvem, Robótica, Biometria e Blockchaim (armazendando com códigos criptográficos).

Falando assim, de forma genérica, até parece que estamos elencando alguns temas possíveis para a ficção e filmes futuristas, mas a realidade é que teremos os próximos anos para entender melhor a funcionabilidade de cada um e seguir a demanda que o novo consumidor irá acompanhar de forma orgânica.

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