Cerca de 40 kg de peixes são encontrados mortos em rio na divisa de MS com MT

ads

Suspeita é de que uma falha operacional em uma usina tenha causado seca em canal próximo ao rio. Aproximadamente 80% da água foi perdida por cerca de uma hora e meia.

A morte de peixes nesta segunda-feira (17), próximo ao Rio Correntes, em Sonora, na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, preocupou as autoridades ambientais. A Polícia Militar Ambiental (PMA) vistoriou o local nesta terça, junto com autoridades de Mato Grosso e foram informados pelos ribeirinhos da região que o canal, que não tem grande vazão, perdeu cerca de 80% da água por cerca de uma hora e meia.

De acordo com a PMA, aproximadamente 40 kg de peixes foram encontrados mortos. As equipes de fiscalização foram até a sede da usina Ponte de Pedra para verificar se uma falha operacional no local ocasionou a seca no canal próxima ao rio, consequentemente causando a morte dos peixes.

A PMA ainda informou que enviará os relatórios da situação ao Ministério Público e aos órgãos ambientais para avaliação das consequências e possíveis autuações administrativas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em nota, a usina hidrelétrica informou que houve um desligamento não programado por volta das dez horas da manhã desta segunda, o que causou a redução da vazão do rio. Conforme a empresa equipes trabalharam para restituir a situação e o erro já foi controlado. A Ponte de Pedra disse ainda que está investigando o que teria motivado o desligamento da usina e que também está prestando esclarecimentos ao Ibama.

ads
ads

Você pode gostar

Vídeos Quentes
ads
Nas noticias
Carregar Mais
ads
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco pelo whatsapp!