Chihuahua é inteligente, ativo, irrequieto e corajoso

Da próxima vez que for dizer que o cão da raça é chato porque late muito, saiba que se trata de um cão de guarda, apesar do tamanho minúsculo. Muitos deles pesam cerca de 1 kg. Originada no continente americano, tem pelagem e olhos brilhantes.

O Chihuahua é inteligente, ativo, irrequieto e corajoso. Muito afetuoso, ele é apaixonadamente ligado ao seu tutor.

É muito bom guardião, mas late ao menor ruído. Basta um pouco de firmeza para que se torne um companheiro obediente e discreto.

O pequeno Chihuahua oferece sofisticação junto com duradoura lealdade para a pessoa que ele escolhe como seu tutor, junto com um rosto expressivo, incluindo grandes olhos redondos que mostram tudo o que o cão está pensando.

Algumas dessas tendências podem ser melhoradas com adestramento desde cedo e socialização. Este cão precisa de treinamento suave e consistente de seu tutor para controlar a agressividade e qualquer tendência que ele tem de lutar com outros cães. Sendo um cão muito pequeno os Chihuahuas não tem consciência de sua própria dimensão e não hesitará em desafiar um cão muitas vezes maior do que eles mesmos. Além disso, como muitos cães pequenos, Chihuahuas são difíceis de treinar sem muita perseverança e paciência.

Ele não é particularmente apaixonado por estranhos de qualquer espécie, reservando seu afeto para sua pessoa escolhida e, às vezes, o resto da família.

Chihuahuas são exploradores curiosos e corajosos. Eles escapam de jardins através de pequenas brechas na cerca ou muro e podem espremer-se em lugares que outros filhotes não seriam capaz de se meter.  Um filhote custa cerca de R$ 2.500.