CONHEÇA Locro criollo, prato tipico do Norte da Argentina.

ads

Se você é daquelas pessoas que gostam da gastronomia de outros países, é bem provável que já tenha ouvido falar do locro, uma das comidas típicas argentinas mais famosas.

Diferente do churrasco ou do bife de chorizo que podem ser encontrados e apreciados praticamente em qualquer restaurante ou churrascaria da cidade, o locro é um prato que só pode ser achado em restaurantes especializados em comida regional. Dificilmente possa aparecer nos cardápios dos lugares tradicionais.

É originário do interior argentino, principalmente na região norte, embora também seja feito em outros países da América Latina, como a Bolívia, Equador, Perú e a Colômbia, porém com algumas diferenças leves. Muitos consideram o locro a versão argentina da feijoada. Na verdade, algumas semelhanças os dois pratos têm. E as suas diferenças também.

Aproveite essa quarentena e faça esta delicia para sua familia, vai te surpreender no sabor e impressionar nas especialidades de outro pais.

RECEITA

1kg de milho-branco (canjica)
1kg de feijão-branco
300g de pancetta fatiada (toucinho fresco)
2kg de costelinha de porco fresca
3kg de fraldinha em cubos
600g de lingüiça tipo toscana em rodelas
1 cebola grande picada
10 dentes de alho picados
1 alho-poró picado (só a parte branca)
1 talo de salsão picado
3l de caldo de carne
1 repolho médio fatiado
10 batatas pequenas, em cubos grandes
1 abóbora japonesa (kabochá), em cubos médios
4 pimentões vermelhos em tiras

MODO DE PREPARO

Deixe o milho-branco e o feijão-branco de molho na véspera. Cozinhe o milho em água e sal até ficar macio. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e doure separadamente as carnes (reservando-as em uma vasilha à parte). Comece pela pancetta (que solta gordura). Depois doure a costela, a fraldinha e, por último, a lingüiça. Conforme for fritando cada carne, regue com um pouco de vinho tinto e raspe o fundo da panela, para soltar as crostas que se formam e enriquecer o sabor do cozido. Na gordura que sobrou na panela, doure a cebola, o alho, o alho-poró e o salsão. Acrescente o caldo de carne (reserve um pouco para repor ao longo do cozimento) e o feijão-branco. Cozinhe por 20 minutos. Adicione as carnes e cozinhe por cerca de 40 minutos. Misture o repolho, as batatas e o milho-branco pré-cozido. Leve ao fogo por mais 20 minutos. Acrescente a abóbora e os pimentões e deixe cozinhar até amaciarem. Na hora de servir, distribua o cozido em pratos fundos e espalhe um fio de azeite por cima.

Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: Mais de uma hora
Rendimento: 30 porções
Valor nutricional: 665/porção

ads
ads

Você pode gostar

Vídeos Quentes
ads
Nas noticias
Carregar Mais
ads
× Fale conosco pelo whatsapp!