Cultura sul-mato-grossense: conheça a Festa da Linguiça de Maracaju

ads
Realizada em Mato Grosso do Sul, a Festa da Linguiça de Maracaju também tem seu reconhecimento Brasil afora. Promovida anualmente teve sua primeira edição em 1994.

A festa costuma atrair turistas de estados como Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, além de países como: Paraguai, Argentina e Bolívia. A Linguiça de Maracaju é um dos ícones da culinária de Mato Grosso do Sul e possui registro de IG – Indicação Geográfica, que abriu as portas para a iguaria no mercado internacional.

Os produtores da linguiça usavam sal, pimenta e outros temperos para dar sabor ao embutido. Contudo, para ficar realmente bom, precisava adicionar o ingrediente principal que fez muitos “quebrarem” a cabeça até acertar o que faltava.

Além da fama de saborosa, a linguiça virou motivo de comemoração e a cidade ganhou a tradicional Festa da Linguiça de Maracaju que acontece anualmente entre os meses de abril e maio. Hoje, o que não pode faltar no churrasco do sul-mato-grossense é uma boa linguiça.

A linguiça é feita com cortes de primeira como colchão mole, filé, contrafilé e alcatra. Os produtores usam a gordura da própria carne na preparação porque é preciso que o produto tenha até 30% de gordura. Outro segredo da receita é que a carne deve ser cortada em cubos, depois acrescentam o sal, pimenta, alho e o suco de laranja-azeda, e misture bem.

Cancelamento devido à pandemia:

Pelo segundo ano consecutivo, Maracaju não terá a tradicional festa da linguiça. O município que fica 160 km da Capital optou em não realizar o evento em razão da pandemia de covid -19.

Em entrevista ao jornal Maracaju Hoje, o presidente do Rotary Club da cidade, Cláudio Mendes Castilho, pediu a compressão da população e disse que a comissão responsável lamenta muito o cancelamento da festa.

Segundo ele, no atual cenário da pandemia, é difícil organizar um evento, fechar contratos  e depois correr risco de precisar cancelar em cima da hora ou ainda, enfrentar outros imprevistos.

“Esperamos que em 2022 possamos realizar uma festa ainda maior e melhor, para nossa idade e toda região” enfatizou o presidente. Caso o evento acontecesse, seria a 26° edição. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

ads
ads

Você pode gostar

Vídeos Quentes
ads
Nas noticias
Carregar Mais
ads
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco pelo whatsapp!