Deliciosamente saudável

Embora estejamos em pleno verão, as gripes tendem a incomodar. A mudança brusca de temperatura aliada e ao consumo de bebidas geladas contribuem de forma efetiva para o agravamento da doença.

Entretanto, um estudo recentemente divulgado pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, promete tornar um pouco mais prazerosa a batalha contra a gripe. De acordo com a pesquisa, um organismo presente em algumas espécies de chás e de vinhos combate infecções e podem, inclusive, prevenir contra as gripes mais fortes. Conhecido como flavonóides, esses organismos ainda possibilitam uma recuperação mais rápida.

De acordo com Ashley Steed, autora do estudo, “durante anos, acreditava-se que os flavonóides tinham propriedades que ajudavam a regular o sistema imunitário a combater infecções. Os flavonóides são comuns nas nossas dietas, por isso foi uma implicação importante no nosso estudo a correlações entre os flavonóides e os micróbios que temos no organismo que nos ajuda a combater a gripe e outras infecções virais”, explicou.

Para os amantes de vinho e, principalmente, os mais afoitos, vale um lembrete: o estudo está em fase de desenvolvimento e ainda não se tem uma data definitiva para a divulgação final dos resultados. Entretanto, a notícia é bem vinda, especialmente aos apreciadores dessa bebida milenar e cativante.