
"O ano mal começou, e as temperaturas já estão lá em cima!"
Por Nayra Gabriele, para Portal Faces
Verão, a estação mais quente do ano, e parece que a cada ano as temperaturas sobem cada vez mais. Algumas pessoas terão oportunidades de ir a praia ou piscina, entretanto, outras continuaram com sua rotina de trabalho e para que isso não afete a saúde é preciso manter certos cuidados. Segundo estudos, feito nas universidades de Stanford e Berkeley, na Califórnia, o calor pode ser um enorme empecilho na produtividade, causando cansaço, irritação, desânimo e muito desconforto. Nosso Brasil é considerado um país tropical, porém nem todas residências possuem um aparelho de ar-condicionado para combater as altas temperaturas. Sendo assim, é importante saber algumas alternativas para diminuir o desconforto devido ao calor e manter suas atividades de rotina.
1°Beba muita água
A água elimina o cansaço, emagrece, mantém pele, unha e cabelos bonitos, evita o inchaço, a retenção de líquidos e previne problemas nos rins. Além disso, hidrata e mantém a temperatura do corpo estável em dias de muito calor.
2°Procure alimentos mais leves e menos calóricos
Com as altas temperaturas, o corpo aumenta temperatura interna e isso pode dificultar a digestão dos alimentos. Assim, evite frituras, carnes gordurosas e pesadas. Alimentos industrializados são ricos em sódio e promovem retenção de líquido.
3° Use e abuse do protetor solar
Evita queimaduras, mantém a pele hidratada e ainda pega uma cor sem sofrimento. Lembre-se de reaplicar o protetor depois de um banho de mar ou de piscina. Use a abuse do protetor solar. O produto deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes de sair de casa.
4°Usar chapéu ou boné quando estiver ao sol
Utilizar chapéus e bonés pode ajudar a proteger do efeito nocivo da radiação solar.
5° Use repelente contra mosquitos
Não se esqueça de passar repelente no corpo. Nesta época, há mais mosquitos e na fase das chuvas pode ocorrer epidemia de dengue.
6°Evite se expor ao sol nos horários em que ele está muito quente
O horário mais indicado para permanecer sob os raios solares é até às 10h da manhã ou após às 16h. Mesmo assim, utilize protetor solar, boné e óculos de sol.
7° Limpe seus ventiladores e aparelhos de ar condicionado
Os brônquios produzem um muco que permitem que o órgão funcione normalmente durante todo o dia, esse muco, entretanto, pode ser ressecado em ambientes muito secos ou com baixas temperaturas, que são provocados por aparelhos de ar condicionado mal higienizados e que passam por poucas manutenções ao longo do ano.Com o muco ressecado acumulamos mais poeiras e partículas no interior do nosso pulmão (que entram naturalmente através das vias aéreas), aumentando os riscos de infecções e inflamações locais.
8° Opte por roupas leves
Roupas feitas de materiais como algodão ou malha para facilitar a circulação sanguínea nos dias de sol. Evite roupas apertadas e tecidos muito sintéticos. Cores claras ajudam a manter-se mais fresco.
9° Não pule refeições
Muitas vezes, o calor excessivo inibe a apetite, mas ficar horas sem comer pode deixar o organismo fraco, e isso não lhe vai permitir ter um verão saudável. O ideal é comer de três em três horas e tomar um pequeno almoço diversificado, com pães integrais, sumos, frutas, iogurtes desnatados, oleaginosas e grãos.
10 ° tome banhos frios
Banhos frios além de refrescar instantaneamente ainda ajudam na circulação sanguínea.
