Dieta Low Carb: 6 benefícios que te farão considerá-la em 2020

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Também conhecida como dieta cetogênica ou LCHF, a Dieta Low Carb é uma das mais famosas e consumidas no Brasil. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo, sendo assim essenciais para o bom funcionamento do organismo. Mas, quando consumidos em excesso, podem se transformar em açúcar na corrente sanguínea. “O organismo irá estocar essa grande quantidade e transformará em gordura”, explica Thaise Costa, nutricionista à frente da marca de alimentos saudáveis Tia Sônia.

Como o nome já diz, nessa dieta restringe-se o consumo desses carboidratos, priorizando alimentos ricos em proteínas, gorduras e fibras. “Essa dieta é segura e eficaz, desde que haja um acompanhamento de um nutricionista para auxiliar nas melhores maneiras de substituição, a fim de não causar déficit de nutrientes no corpo”, ressalta Thaise. Aqui, elencamos seis benefícios da dieta que valem a sua atenção. Confira:

1 - Fome? Nem pensar
A dieta Low Carb, diferente das outras dietas que reduzem o consumo de alimento e acabam deixando as pessoas com fome, contempla a ingestão de produtos que provocam a sensação de saciedade, como gorduras boas, vegetais, proteínas e fibras.

2 - Tchau, gordura!
Essa dieta também possibilita o emagrecimento em ritmo mais acelerado do que as dietas com carboidratos liberados, pois garante a eliminação da gordura - proveniente do carboidrato - ao invés da perda da massa muscular.

3 - Pressão sanguínea de acordo
“Ingerir uma baixa quantidade de carboidrato auxilia no controle da pressão sanguínea, já que ocorre a diminuição da ingestão de glicose no organismo, principalmente para os que sofrem com esse fator elevado e que estão propensos a ter problemas como ataques cardíacos, derrames e falência renal”, explica a nutricionista.

4 - Diminuição dos triglicerídeos 
Os triglicerídeos são moléculas formadas por açúcares que estão presentes no organismo. Quando o consumo de açúcares e carboidratos diminui, consequentemente os triglicerídeos serão reduzidos radicalmente, voltando aos níveis que são considerados como normais à saúde. “Quanto maior a taxa de açúcar no sangue, maior a taxa de triglicerídeos”, diz Thaise.

5 - Redução de insulina e glicemia
As dietas Low Carb são conhecidas como os principais planos alimentares para quem sofre de diabete ou distúrbios metabólicos, já que a redução dos níveis de carboidratos no organismo contribui para o controle dos picos de insulina no sangue. Entretanto, a nutricionista ressalta a importância do acompanhamento médico nesses casos.

6 – Melhora do colesterol
Por ser rica em gorduras boas, a ingestão de alimentos Low Carb contribui para o aumento do colesterol bom (HDL), que tem um efeito de proteção para o coração, e para a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL). Mesmo essas gorduras sendo consideradas como boas, devem ser consumidas com moderação.

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