Em período de quarentena, confira dicas de cuidados com a pele

ads

Em meio ao isolamento e ações de prevenção contra a Covid-19, também é necessário manter cuidados com o corpo, a mente e a casa. Dentre os afazeres, muitas vezes esquecemos do maior órgão do nosso corpo e que está sempre exposto: a pele. O POVO reúne algumas dicas de como manter e organizar novas precauções dermatológicas diante do período de quarentena.

HIGIENIZAÇÃO CONSTANTE DAS MÃOS PODE GERAR RESSECAMENTO

Uma das prevenções principais contra o coronavírus é a lavagem das mãos constantemente com sabão e água ou álcool em gel. No entanto, pessoas com peles mais sensíveis ou com prévios problemas dermatológicos podem apresentar ressecamento. 

Apesar do problema, a recomendação não é diminuir a frequência da lavagem, mas, sim, incluir na rotina de cuidados o hidratante de mãos, como explica a dermatologista e doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Xinaida Taligare. "O hidratante deve ser aplicado após a secagem das mãos. A preferência é que o produto não tenha corantes ou fragrâncias, além de ser em creme ou em bálsamo."

A exposição a produtos de limpeza como sabão e água sanitária também pode ser um agravante para o ressecamento. A recomendação é utilizar luvas ao manusear esses objetos. 

PESSOAS COM PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS PRÉVIOS DEVEM MANTER CUIDADOS ESPECÍFICOS

Ainda não há informações suficientes para elencar pessoas com problemas dermatológicos como grupo de risco à Covid-19. O risco principal, segundo Xinaida, é o de infecções secundárias por outras bactérias. "Com o ressecamento vem as coceiras, que podem ser portas de entrada para outras infecções para portadores de doenças crônicas dermatológicas, como lúpus e psoríase."

As constantes "brotoejas" também podem surgir. O uso de pasta d'água e o uso de roupas leves, além de compressas de água fria, também ajudam nos cuidados.

BANHOS DE SOL NA JANELA E USO DE PROTETOR SOLAR DEVEM SER MANTIDOS 

A tendência de ficar em casa pode trazer o esquecimento de produtos como protetor solar. No entanto, sempre estamos expostos a alguma luz, incluindo a do sol ou a de equipamentos eletrônicos que transmitem um tipo de luz conhecido como "filtro azul".

Já o banho de sol proporciona vitamina D, essencial para o desenvolvimento do corpo. Durante o período de isolamento social, cerca de 10 a 15 minutos de exposição diária ao sol é suficiente para repor a vitamina de forma natural. O uso de roupas leve e de foto proteção soma-se à recomendação. Quem tem problemas dermatológicos prévios deve manter cuidados recomendados pelo dermatologista e manter o uso de protetor solar.

RECEITAS CASEIRAS E LAVAGENS EXCESSIVAS DEVEM SER EVITADAS

Devido a permanência constante em casa, a sensação de anseio de experimentar novos produtos e métodos para a pele podem surgir. No entanto, Xinaida alerta. "Muitas vezes, a ação de usar muitos produtos pode piorar a situação atual da pele, além de existir uma ausência de eficácia de receitas caseiras orientadas na internet". A recomendação principal é seguir as dicas do seu dermatologista, além de evitar o uso de ácidos nesse período e a combinação múltipla de produtos.

A lavagem excessiva do rosto também deve ser evitada. Se sentir oleosidade, a limpeza deve ser feita, no máximo, duas vezes por dia, com sabonetes apropriados. Evitar banhos com águas mais quentes também ajudam. O ideal é dar preferência a águas frias ou mornas. Se tiver problemas dermatológicos, compressas feitas com água fria ou chá de camomila ajudam a aliviar a área atingida.

REPELENTES TAMBÉM AJUDAM NOS CUIDADOS

Com o período de chuvas e umidades na Capital, a proliferação de mosquitos também aumenta. Peles sensíveis podem sofrer com as picadas de mosquito. Minimizar as exposições da pele é uma das recomendações, além de evitar a circulação dos mosquitos na casa. Fechar as janelas no período da noite ou utilizar proteções de tela ajudam a diminuir a entrada do mosquito. O uso de roupas longas e o uso de repelente também ajudam a evitar problemas dermatológicos mais graves.

ads
ads

Você pode gostar

Vídeos Quentes
ads
Nas noticias
Carregar Mais
ads
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco pelo whatsapp!