Empresário, capriche no processo seletivo!

Há muito tempo o processo seletivo de contratação de profissionais deixou de ser uma formalidade para se tornar um rigoroso mecanismo de seleção. Não é para menos: em tempos tão complicados, não há margem para muitos erros na escolha de quem vai compor seu time.
A consultoria Eureca! preparou cinco dicas certeiras que auxiliam as empresas a realizar um processo seletivo preciso, efetivo e, além de tudo, a qual proporciona uma experiência única e divertida para os jovens participantes.
A primeira dica é a equipe que vai atuar na seleção. Em geral, o processo não pode ser conduzido apenas pelo gestor. É fundamental que o profissional do RH esteja presente, para que o candidato tenha pleno domínio da vaga.
Outro passo importante é definir adequadamente qual o tipo de funcionário de que a empresa precisa. As competências e qualidades devem estar bem delineadas para evitar erros.
É necessário ainda apostar nos estagiários. Eles já fazem parte do time, entendem o funcionamento de boa parte dos serviços e terão menos dificuldades.
Por fim, invista em um processo mais humano. “As experiências diferenciadas procuram mostrar o autoconhecimento e bons subsídios para uma tomada de decisão consciente de carreira e isso torna os jovens mais felizes. E também, as organizações mais satisfeitas com a força de trabalho conseguem escolher melhor participantes comprometidos com o seu propósito, negócios e desafios”, explica Dario Neto, CEO da Eureca!, por meio da assessoria de imprensa.