Estilo e saúde no verão

Férias, praia e muita diversão fazem o verão e época do ano favorita de muita gente. Mas, na estação mais quente do calendário, alguns cuidados precisam ser tomados para que a diversão seja total. E um deles é, certamente, o uso de óculos de sol.

E no momento da compra de um novo modelo, além da beleza, é preciso analisar também os fatores de proteção em busca da saúde ocular. Lentes com baixa proteção UV podem causar graves problemas para os olhos e até cegueira completa, pois a pupila se dilata deixando os olhos mais expostos aos raios de sol. Todos esses riscos podem ser evitados pela utilização de óculos com lentes polarizadas.

Por serem feitos com polarização vertical, as lentes deste tipo diminuem vigorosamente o impacto da luz e reflexo nos olhos, oferecendo proteção quase completa contra o brilho do sol e ajudando a tornar a visão bem mais nítida. “Estas lentes aumentam o contraste e eliminam reflexos prejudiciais, oferecendo a máxima proteção contra os raios ultravioletas. O conforto visual se torna muito maior”, explica Gabi Pompílio, gerente de marketing da eÓtica.

A explicação é que as lentes polarizadas atuam inibindo a ação do brilho horizontal do sol, ou seja, a luz refletida nas superfícies. Além disso, são mais completas e eficientes que as convencionais, pois ainda possuem uma película extra de proteção. Já as não polarizadas, com tonalidade escura, apesar de reduzirem a intensidade da luz, não impedem o reflexo dela.

Por serem leves e confortáveis, estas lentes costumam ser recomendadas para quem tem um estilo de vida mais dinâmico. “Pessoas que dirigem bastante, praticantes de esportes, quem costuma ficar em lugares muito iluminados, pessoas fotossensíveis e quem gosta de viver ao livre, na piscina ou na praia devem priorizar esse tipo de lente no momento da compra”, define Gabi Pompílio.