PANTANAL A RIQUEZA DO MS

ads

Resultado de imagem para pantanal ms

Fala moçada, vamos falar de uma riqueza natural que muito nos orgulha em nosso Estado!

Vocês já devem ter ouvido falar muito sobre o Pantanal. Afinal com tanta diversidade em plantas e animais e opções de passeios turísticos não tem como não perceber que o Bioma Pantanal chama a atenção de muitas pessoas em nosso Brasil e no mundo.

Já foi até produção de uma novela nos anos 90, lembra disso?

Sou suspeito de falar sobre o Pantanal pois me considero um pantaneiro mesmo.

Estive recentemente em uma agenda de trabalho no município de Corumbá e me despertou a seguinte reflexão:

O quanto que passa desapercebido por nós sul mato-grossenses e também brasileiros, que possuímos uma das maiores riquezas sustentáveis do planeta.

É isso mesmo o Pantanal é único e possui riquezas que você só encontra aqui.

Segue algumas informações interessantes que acredito que muitos de vocês não sabiam:

- A principal atividade econômica é a pecuária de corte extensiva;

- O Pantanal é a maior planície alagada do mundo;

- O município de Corumbá possui o maior rebanho bovino do País com 1.927.000 (um milhão novecentos e vinte e sete mil cabeças de gado) ou seja é uma cabeça de gado para cada habitante de campo grande e ainda sobra umas cabeças;

- 3 municípios do Pantanal estão entre os 4 maiores rebanhos do estado. São eles: Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho;

- Localizado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sendo que a maior parte deste patrimônio natural está em nosso querido MS sendo 65% no Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso

Estudo da Embrapa Pantanal mostra que em toda planície alagada cerca de 83% de sua vegetação é nativa, ou seja, preservada. Diante disso como é que podem dizer que nosso estado não preserva? Ou que os pecuaristas degradam o meio ambiente? Enfim muitas informações sem embasamentos.

E  falando de turismo, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do mundo, é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. A maior planície inundável do planeta e cenário de uma incrível biodiversidade, o Pantanal sul-mato-grossense é a combinação harmoniosa entre turismo de aventura, de contemplação e turismo de experiência.

Então é isso moçada. Espero que com estas poucas informações possamos levar esta riqueza aonde formos e ter orgulho de poder dizer que o Pantanal é nosso!

 

ads
ads

Você pode gostar

Vídeos Quentes
ads
Nas noticias
Carregar Mais
ads
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco pelo whatsapp!