Pet ideal, hamster exige poucos cuidados

Os hamsters são os animais de estimação mais procurados por quem não tem muito tempo, já que é pequeno, dócil, muito limpo, não exala cheiros e não exige muitos cuidados.
Ele tem uma vida curta, cerca de dois anos e meio, e procria rápido e tem vários filhotes, por isso é facilmente encontrado em feiras e pet shops.
Como todo animal, precisa de atenção e alguns cuidados específicos.
Embora esse pet seja pequeno, sua gaiola deve respeitar um espaço mínimo de 60 centímetros por 40 centímetros, sendo preferível de arame galvanizado.
Ela deve ser colocada em um lugar calmo, longe de outros animais da casa para evitar o estresse e que seja quente, mas ventilado, de forma que não fique exposto diretamente ao sol nem ao vento.
É importante verificar se há alguma rota de fuga da gaiola, pois os hamsters facilmente escapam.
Não se engane com esse pet, apesar de passar boa parte do dia dormindo, ele é um animal muito ativo e enérgico que tem hábitos noturnos, por isso é importante colocar alguns brinquedos na gaiola para que ele possa se distrair e gastar sua energia.
Outro cuidado é em relação à alimentação, hamsters são roedores e seus dentes nunca param de crescer, por isso é necessário rações duras e alguns brinquedos específicos para desgastar seus dentes.
Sua comida e água devem ser trocadas todos os dias para que fiquem sempre frescas.