Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso: onde ficar?

A Costa do Descobrimento se localiza na região sul da Bahia. A única coisa que a separa do Espírito Santo é a Costa das Baleias, no extremo sul do Estado. Esta região extremamente rica em diversos atrativos naturais, também se destaca por ser considerada o berço da história e da cultura brasileira.

De todos os lugares, Porto Seguro é onde a massa do turismo se concentra. Isso porque além de ser onde se localiza o aeroporto da região, está sempre entre os pacotes turísticos mais baratos do País para tirar férias! Assim, verdadeiras caravanas costumam chegar a Porto Seguro o ano inteiro, compostas principalmente de jovens que vão muitas vezes em viagem da própria escola.

Não é à toa que a sua fama é de praias lotadas, com música de lambaeróbica dominando a região. Em geral, esta será a porta de entrada na Costa do Descobrimento para a maioria dos turistas. De lá, é possível alugar um carro ou contratar um serviço de transfer para as demais cidades do litoral. Todas ficam bem próximas, sendo que Arraial D’Ajuda é a mais próxima de Porto Seguro, podendo ser acessada por barca.

Arraial D’Ajuda: apesar da proximidade com Porto Seguro é como se você estivesse adentrando outro mundo. Em Arraial, a combinação de boas praias e a vida noturna parece beirar o ideal! Em toda a sua grande extensão se concentram cinco praias excelentes para banho: Praia Araçaípe, Praia dos Pescadores, Praia Mucugê, Praia da Pitinga e Praia de Taípe.

Trancoso, ex-vila de pescadores, fica há 1h15 de Porto Seguro e apenas 40 minutos de Arraial D’Ajuda. O seu charme rústico-chic é único e apaixonante. O Quadrado de Trancoso, onde fica a igrejinha branca construída pelos jesuítas, acompanhada por diversas casinhas vivamente coloridas que se traduzem em várias lojinhas, cafés e restaurantes charmosos é algo à parte. Como não poderia deixar de ser, Trancoso também apresenta diversas praias maravilhosas, algumas delas são: Praia do Espelho, Praia de Itaquena e Praia de Itapororoca.

Depois de breve análise nas três estrelas da Costa do Descobrimento, é possível ver que escolher um desses cantos para se hospedar não é uma tarefa fácil. Antecipamos que Arraial D’Ajuda, entre as três opções avaliadas, é a que mais tem o equilíbrio entre acessibilidade para as outras vilas x praias paradisíacas x noite badalada. Porto Seguro só serve para aqueles que gostam de uma muvuca e um agito violento.

Já Arraial e Trancoso são duas concorrentes páreo duro, mas a primeira ganhou quando se trata de acesso as praias. Em Trancoso, no período de grandes festas de réveillon e Carnaval, o público “endinheirado” domina o local, tornando-se um destino caro para a hospedagem e alimentação.

A Costa do Descobrimento apresenta várias peculiaridades bem diferentes dos demais destinos de praia. A região tem uma vida ativa não só de manhã, como também à noite, quando é possível se deliciar nas ruas cheias de restaurantes badalados e deliciosos. Não estamos dizendo aqui que a Costa do Descobrimento é melhor do que os demais destinos litorâneos, só estamos afiançando que esta região tem um misto de atrativos que precisa ser explorado.

Dedique sete noites para conhecer a Costa do Descobrimento! Depois o arrependimento vai passar distante de você! A Poltrona1 Turismo Jaú oferece pacotes com saídas do aeroporto de Bauru diárias, com transporte de ida/volta grátis.