Satélite da Nasa aposentado há 50 anos cairá na Terra neste sábado

ads

Um satélite americano de quase meia tonelada está previsto para cair nas proximidades do Taiti, neste sábado (29). O equipamento foi lançado ao espaço pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, na sigla em inglês) em 1964, com a missão de coletar dados para estudar as interações magnéticas entre a Terra e o Sol.

O satélite conhecido como Orbiting Geophysical Observatory 1, ou simplesmente OGO, foi oficialmente desativado em 1971, mas continuou orbitando a atmosfera terrestre desde então. Agora, de acordo com as observações do Catalina Sky Survey (CSS) e do do Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), a gravidade da Terra capturou o satélite com força o bastante para trazê-lo de volta. A estrutura deve queimar ao reentrar na atmosfera do nosso planeta neste fim de semana.

De acordo com a Nasa,  o impacto deve ocorrer neste sábado (29), por volta das 18h10 (horário de Brasília), sem colocar em risco a população das ilhas da região. “A espaçonave se fragmentará na atmosfera e não representará nenhuma ameaça ao nosso planeta – ou a qualquer pessoa nele – e esta é uma ocorrência operacional normal no fim das espaçonaves aposentadas”, disseram.

O OGO-1 foi apenas o primeiro satélite de uma série de outros do programa OGO. O projeto contou, no total, com seis naves orbitais. O OGO-1 é o último deles a cair — todos os outros já reentraram na atmosfera — talvez por ser o mais leve da família. (Com agências internacionais)

ads
ads

Você pode gostar

Vídeos Quentes
ads
Nas noticias
Carregar Mais
ads
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco pelo whatsapp!